BEM VINDOS!!!

Seja Bem vindo ao Maryana's Blog.
Pretendemos lhe oferecer entretenimento sério e com responsabildade.
Será um prazer ter a sua compania.
Nesse cantinho encontrará minhas dicas e resumo de materiais postados.
Espero facilitar a sua pesquisa e que sua navegação seja prática e funcional .
Fique a vontade e bom trabalho!!!

14.1.15

Hamburguer de Quinoa com Gergelim e Aveia

Fiz esta receita para aproveitar sobras que tinha na geladeira. Cozinhei quinoa no dia anterior e resolvi experimentar fazer hambúrguer. Usei os temperos e legumes que tinha disponíveis em casa e ficou uma delicia. Sempre é possível inventar novas receitas de hambúrguer vegetal caseiro aproveitando o que se tem na geladeira. Eu usei farinha de aveia sem glúten. Você pode utilizar qualquer farinha que desejar. Rende 6 hambúrgueres grandes.





Basta juntar os ingredientes e temperos, acrescentar algum tipo de farinha apenas o suficiente para dar a liga, modelar os hambúrguer e rapidamente você tem uma deliciosa e nutritiva refeição.





Quinoa é um delicioso, nutritivo e versátil grão, que permite o preparo de inúmeras receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, bolos, hambúrguer, tortas e muito mais. Um grande aliado da alimentação vegana, não contem glúten, rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ajudando com isto a equilibrar a ingesta calórica.




INGREDIENTES

  • 1 xicara de quinoa cozida
  • 1/4 xicara de cenoura ralada
  • 1/4 xicara de farinha de aveia
  • 1/2 xicara de cebolinha verde picada
  • 2 dentes de alho grandes esmagados
  • 2 colheres de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de páprica em pó
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim
  • sal e pimenta moída a seu gosto
  • farinha de milho (fubá) para empanar



PREPARO

Comece preparando a quinoa. Eu usei uma sobra de quinoa cozida do dia anterior. O ideal é usar a quinoa fria como eu fiz. Fica bem mais fácil modelar os hambúrgueres. Caso você não tiver quinoa pronta, comece cozinhando e deixe esfriar para começar a receita. Siga as instruções abaixo para cozinhar a quinoa.


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa e escorrendo a agua pelo menos umas duas vezes. Encha um prato fundo com agua fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas que deixam um sabor amargo na quinoa depois de cozida.
( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a agua quente e enxague bem os grãos em agua corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira por alguns minutos.
Em uma panela, coloque as duas xicaras de agua para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até que comece a levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. Escorra a quinoa e lave em água corrente para interromper o cozimento. Coloque numa travessa funda, solte os grãos com um garfo. Deixe esfriar para começar a preparar os hambúrgueres.



PREPARO DOS HAMBURGUERES 

Unte bem uma assadeira retangular e reserve. Em um prato grande coloque a quinoa, a cenoura ralada, o alho esmagado, o orégano seco, a páprica em pó e  misture bem. Tempere com sal a seu gosto.





Acrescente a farinha de aveia, a cebolinha verde picada e misture bem ate incorporar os ingredientes.






Caso você achar necessário coloque mais um pouco de farinha de aveia, apenas o suficiente para poder modelar. Eu não precisei usar além da quantidade indicada na receita.




Acrescente por ultimo as duas colheres de semente de gergelim apenas misturando. Verifique o sal e acrescente a pimenta moída na hora caso for utilizar. Você pode temperar a seu gosto utilizando ervas secas e frescas que tiver disponíveis em casa e fazendo combinações diferentes.






Em um prato grande coloque farinha de milho (fubá) o suficiente para modelar os hambúrgueres. Coloque uma pitadinha de sal e se quiser adicione uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora. também pode acrescentar orégano, salsinha desidratada ou outras ervas secas que desejar.





 Enfarinhe as mãos e forme uma bola com a massa do hambúrguer. Coloque mais farinha se for necessário para não grudar nas mãos.



Achate a bolinha e forme o hambúrguer do tamanho que desejar.





Devolva para o prato e coloque farinha dos dois lados para empanar.





Disponha os hambúrgueres modelados  na assadeira previamente untada.





Eu fiz hambúrgueres grandes, e rendeu 6 unidades. Você pode fazer tamanho menor caso desejar.




Leve a assadeira ao forno por 30 minutos virando na metade do tempo.
Espere esfriar um pouco para retirar os hambúrgueres da forma para evitar que se quebrem. Ficam deliciosos servidos imediatamente, mas também são ótimos a temperatura ambiente. Sirva com salada acompanhada de uma pastinha deliciosa, e você terá uma refeição completa. Eu servi com salada, arroz e um molho chimichurri. Ficou maravilhoso!

 

Fonte: Blog Vergana

Nenhum comentário: