BEM VINDOS!!!

Seja Bem vindo ao Maryana's Blog.
Pretendemos lhe oferecer entretenimento sério e com responsabildade.
Será um prazer ter a sua compania.
Nesse cantinho encontrará minhas dicas e resumo de materiais postados.
Espero facilitar a sua pesquisa e que sua navegação seja prática e funcional .
Fique a vontade e bom trabalho!!!

7.4.10

Projeto Higiene

Projeto Higiene...
A idéia é iniciar o projeto numa "rodinha" - conversa plural com as crianças informalmente de forma a deixar que expressem suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema:
Quem lava as mãos?
Quando vocês lavam as mãos?
( Antes das refeições, ao usar o banheiro, ao sujar as mãos, ao chegar em casa )
Alguém sabe por que é importante tomar banho?
E escovar os dentes?
E lavar e pentear os cabelos?
E cortar as unhas?
( Deixar que as crianças respondam, intervindo e orientando para que organizem as idéias que, certamente, já possuem.)
Quem faz tudo isso?
Quem não gosta de fazer algum desses hábitos de higiene? Qual? Por que?
( Discutir com a turma as respostas)
É bom ficar doente?
( Deixar que as crianças respondam )
Para termos saúde, temos que cuidar muito bem da higiene!
Quem sabe o que é higiene?
( Deixar que as crianças respondam )
Nós vamos durante alguns dias aprender o que é higiene.
( É importante que as crianças cheguem a conclusão de que estão começando a aprender sobre saúde e higiene e se estimulem. Para tal, o professor será o dinamizador, criar expectativa, incentivar, criar um ambiente propício.)
Observação: É legal que a professora registre num blocão as respostas e frases interessantes das crianças, que surgirem durante a conversa sobre o tema.

Ainda estimulando os alunos...
A música é um excelente recurso para criar um ambiente estimulante para o início do projeto.
Seguem sugestões de músicas – O professor deve escolher de acordo com o conhecimento que tem de seus alunos, procurar adequar a(s) música(s) ao estilo preferido das crianças.
1 – Sei cuidar de mim:
Quando eu era um bebezinho
não fazia nada assim
Agora eu estou crescidinho
Já sei cuidar bem de mim!
Tomo o meu banho sozinho
Escovo os dentes direitinho
Lavo sempre as mãozinhas
Antes das refeições.
( Melodia: Meu pintinho amarelinho )
2 – Sempre Limpinho:
De manhã cedinho,
Tomo meu banho,
Me enxugo bem,
Escovo os dentinhos,
Penteio os cabelos,
E me visto bem.
Vou para a escola
Sempre limpinho,
Sapatos engraxados,
Cabelos penteados
Vou de mão dada
Com meu amiguinho.
3 – Escovando os dentes:
Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai meus dentinhos limpando
E branquinhos vão ficando.
Escova, escova, escova
Minha escovinha
Limpa, limpa,limpa, Com a pastinha!
( Melodia: Marcha Soldado)
4 – Lavar as mãos:
Cai a água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a comidinha
Vou lavar as minhas mãos.
( Melodia: Ciranda Cirandinha )
5 – Cuidando do ambiente:
Eu peguei todo o lixo
E joguei na lixeira
Minha mãe eu ajudo
Na escola sou a primeira.
( Melodia: O Cravo brigou com a rosa )


Brincadeiras:
Num segundo momento proponho que brinquem de dramatizar os hábitos de higiene e a cada brincadeira cantem uma música correspondente.
Pesquisa:
Procurar em casa, com a ajuda do papai e/ou da mamãe, músicas, rimas, poesias, fotos, gravuras, caixas de sabonetes, pastas de dentes e outros objetos que auxiliam a cuidarmos de nossa higiene - Tudo que for conseguido deve ser levado para sala de aula onde o professor poderá criar inúmeras atividades com os materiais, o que transforma a aprendizagem em algo bem mais significativo.
Fonte: Partilhando Ideias e Ideias

Nenhum comentário: